Browns Club
Browns Club

Diferentes larguras de gravata, das mais tradicionais às mais estreitas, se adequam a diferentes formas do corpo. A gravata correta deve complementar o traje e manter sua roupa em proporção.

Como obter a proporção ideal?

Largura

Isso pode ser feito combinando a largura da sua gravata – e do nó – com a largura das lapelas.
Para os esbeltos, a melhor escolha é pelas mais estreitas (slim). Homens mais robustos devem evitar a gravata slim, optando pelas mais tradicionais (mais largas).

Comprimento

Para o comprimento da gravata use a calça de referência. A gravata deve sempre atingir a cintura da calça, se passar disso acaba atrapalhando, se for muito curta fica deselegante.

Cor

Na hora de escolher a cor da gravata tem que se levar em consideração a cor do costume, da camisa e também o seu tom de pele.
Algumas regras facilitam as coisas, como escolher gravatas pelo menos um tom abaixo do da camisa, por exemplo, uma camisa azul clara e a gravata em azul mais escuro ou marinho.

Na dúvida quanto a camisa? A off white é uma opção coringa que cai bem em praticamente todos os tons de pele.

Gravatas são pontos focais, que chamam a atenção de quem visualiza e dizem muito ao seu respeito. Pense nisso na hora de escolher a cor.

Ocasião

Gravatas de seda em cores chapadas são a opção mais clássica e formal para o mundo corporativo e vida social.

Para um visual mais despretensioso, opte pelas versões de gravatas em crochê. Devido ao seu design mais estreito e extremidade quadrada, elas são menos formais – e, portanto, versáteis o suficiente para serem usados ​​casualmente sob um cardigã ou até uma jaqueta de couro.

Se o dress code é Black Tie, não há para onde fugir: vá de laço borboleta.