Olá, Confrades!
De todos os vinhos Rosé oferecidos no mercado, os da região da Provence são considerados os melhores. Escolhemos um que traz como característica uma leve acidez, aromas cítricos e na boca um paladar de frescor delicado. Enfim, um vinho Rosé perfeito para nossas comemorações, como aperitivo ou como um excelente acompanhamento a refeições leves como peixes, saladas, frutas, para um brunch ou para um final de tarde em boa companhia, apreciando o pôr-do-sol e refletindo o quanto foi bom o dia e como amanhã será melhor ainda.
Pelas razões acima, selecionamos o L’Opaline, considerado o melhor Rosé da Provence: recebeu 90 pontos do Robert Parker, mostrando ser um vinho de excelência.
A Provence é o mais antigo dos vinhedos franceses e, o rosé, o mais antigo vinho que se conhece
Com a origem da cultura da vinha e do vinho acontecendo no sudeste asiático, chegou à Itália e à Provence no século 6 a.C., com os fenícios, sendo difundido na Europa no século 1 a.C. pelos romanos.
Sobre o vinho rosé:
É um vinho de muito pouca ou nenhuma maceração.
O vinho produzido nos primeiros séculos era de cor clara (rosé ou branco) e o rosé foi a cor dominante até o século 17, enquanto o tinto teve sua disseminação a partir do século 18.
Como características do rosé, podemos citar: seco, claro, aromático e frutado. E com relação ao consumo, citamos sua presença em festas e coquetéis e acompanhando peixes, frutos do mar, carnes grelhadas e carnes brancas.
Tem a temperatura de serviço de 8 a 10°, enquanto a temperatura de guarda fica entre 14 e 20°.
——
Osair Ribeiro
Conheceu o vinho nos anos 80 e apaixonou-se de imediato. Com o tempo e em viagens constantes de trabalho ao Novo e Velho Mundo, a paixão cresceu de tal forma que o levou a trabalhar diretamente com o produto, que pode ser encontrado no Browns Club e no site da SixWine: www.sixwine.com.br.