Osair Ribeiro
Osair Ribeiro

Olá, Confrades!

De todos os vinhos Rosé oferecidos no mercado, os da região da Provence são considerados os melhores. Escolhemos um que traz como característica uma leve acidez, aromas cítricos e na boca um paladar de frescor delicado. Enfim, um vinho Rosé perfeito para nossas comemorações, como aperitivo ou como um excelente acompanhamento a refeições leves como peixes, saladas, frutas, para um brunch ou para um final de tarde em boa companhia, apreciando o pôr-do-sol e refletindo o quanto foi bom o dia e como amanhã será melhor ainda.

Pelas razões acima, selecionamos o L’Opaline, considerado o melhor Rosé da Provence: recebeu 90 pontos do Robert Parker, mostrando ser um vinho de excelência.

A Provence é o mais antigo dos vinhedos franceses e, o rosé, o mais antigo vinho que se conhece

Com a origem da cultura da vinha e do vinho acontecendo no sudeste asiático, chegou à Itália e à Provence no século 6 a.C., com os fenícios, sendo difundido na Europa no século 1 a.C. pelos romanos.

Sobre o vinho rosé:

É um vinho de muito pouca ou nenhuma maceração.
O vinho produzido nos primeiros séculos era de cor clara (rosé ou branco) e o rosé foi a cor dominante até o século 17, enquanto o tinto teve sua disseminação a partir do século 18.

Como características do rosé, podemos citar: seco, claro, aromático e frutado. E com relação ao consumo, citamos sua presença em festas e coquetéis e acompanhando peixes, frutos do mar, carnes grelhadas e carnes brancas.

Tem a temperatura de serviço de 8 a 10°, enquanto a temperatura de guarda fica entre 14 e 20°.

——

Osair Ribeiro

Conheceu o vinho nos anos 80 e apaixonou-se de imediato. Com o tempo e em viagens constantes de trabalho ao Novo e Velho Mundo, a paixão cresceu de tal forma que o levou a trabalhar diretamente com o produto, que pode ser encontrado no Browns Club e no site da SixWine: www.sixwine.com.br.