Por diversas vezes tenho comentado sobre o papel do suplemento alimentar na nutrição esportiva. É normal que as pessoas sempre relutem um pouco em aceitar novas ideias e conceitos, apesar de a utilização de proteínas em pó, por exemplo, não ser um fato muito recente. Como profissional da área esportiva há mais de 30 anos, tenho notado que ainda existe algum preconceito em relação à utilização desse tipo de alimento. Portanto, venho mais uma vez reiterar a ideia de que suplemento é alimento e, por sinal, um alimento de extrema qualidade.
As proteínas em pó foram desenvolvidas como uma alternativa de proporcionar um alimento de maior qualidade (alto valor biológico, maior digestibilidade e absorção) e fácil utilização. Foi por causa dessas características, principalmente, que a indústria do esporte acabou abraçando essa ideia. Por isso, esse tipo de alimento vem sendo muito utilizado no meio esportivo nos dias atuais, entre atletas e praticantes de atividade física. Só para que se tenha uma ideia, o valor biológico (um dos principais fatores que medem a qualidade de um alimento) das principais proteínas em pó, como a egg-albumina e a lacto-albumina (whey protein), está em torno de 100, mostrando sua superioridade em relação à carne, por exemplo, que dificilmente ultrapassa os 65.
É lamentável que alguns profissionais da área da saúde ainda desaconselhem a utilização desse tipo de alimento. Na minha humilde opinião, acredito que antes de desaconselhar ou condenar, deveriam conhecer sobre o que estão falando. Por não conhecerem o produto, sua origem, método de obtenção e, principalmente, sua qualidade, simplesmente desaconselham. Eu acho isso no mínimo irresponsável. Seria mais digno assumir que não tem o conhecimento adequado acerca do produto do que falar besteira! Felizmente, existem muitos profissionais com boa formação e atualizados que, como não poderia deixar de ser, são completamente a favor de sua utilização.
As proteínas da egg-albumina e lacto-albumina são tidas, em termos nutricionais, como proteínas padrão, tendo um balanço de aminoácidos dos mais adequados para uma perfeita absorção pelo organismo humano. Resumindo, são a melhor fonte de proteínas que se pode encontrar hoje no planeta. E apesar do nome estranho, são alimentos extraídos da clara do ovo, no caso da egg-albumina, e do soro do leite, no caso da lacto-albumina.
Eu acredito até que seja uma questão cultural. Em muitos países de primeiro mundo, esse tipo de produto é comercializado em supermercados e amplamente utilizados em substituição às refeições convencionais devido ao seu fácil preparo. A propósito, por falar em questão cultural, não existe coisa pior, no aspecto nutricional, do que a tradicional churrascaria. Come-se uma quantidade absurda de proteína proveniente da carne, principalmente bovina, com um valor biológico mediano e ainda por cima rica em gorduras saturadas. E para melhorar ainda mais, oxidadas, devido ao calor da brasa por horas na churrasqueira; e nem por isso os órgãos competentes saem por aí fechando as churrascarias. Também nunca vi nenhum profissional da área da saúde desaconselhar esse hábito.
Quando me refiro a esse tipo de suplementação, acredito estar me referindo ao futuro da nutrição. A ciência vem evoluindo de forma espantosa no sentido de desenvolver produtos de melhor qualidade para promover uma vida mais saudável, minimizando ao máximo os efeitos do estresse da vida moderna.
Como todos já devem saber, sou bioquímico, especializado em bioquímica do exercício e nutrição esportiva. Sou um profissional sério e não tenho nenhum interesse financeiro em defender a utilização desse tipo de alimento. Apenas o faço pois tenho certeza de se tratar de um alimento de excepcional qualidade e que, com certeza, trará muitos benefícios à saúde de seus usuários. Porém, antes de se utilizar de qualquer tipo de suplementação, seria prudente consultar primeiro um profissional competente para que se defina o tipo e a dosagem adequados.
——
Sergio Sheman
Bioquímico com especialização em bioquímica do exercício, do treinamento e nutrição esportiva, atua no meio esportivo há mais de 30 anos como preparador físico, atleta, consultor técnico, palestrante, autor de inúmeros artigos em publicações e sites da área, coach de diversos atletas daqui e de fora do Brasil, nas áreas do fisiculturismo e fitness, bem como nas artes marciais.
Consultas online durante a quarentena – WhatsApp: (11) 95285-7144