Todas as pessoas já sabem, ou deveriam saber, dos benefícios de uma atividade física para saúde e bem-estar. Isso é inegável e inquestionável. Porém, a dúvida da maioria que deseja iniciar uma atividade está na escolha da modalidade. Evidentemente, a escolha da atividade deve levar em conta os objetivos do indivíduo. Muitos procuram, por exemplo, as artes marciais, quando o intuito é um aprimoramento de suas aptidões no que tange à defesa pessoal. Outros optam pelos esportes coletivos em que a distração e a diversão são os pontos principais. No entanto, se o individuo não está preocupado com diversão ou distração e deseja focar os resultados em um objetivo específico que seria uma melhora das condições físicas, e isso englobaria, logicamente, estética corporal e saúde, qual seria essa modalidade?
Ouvimos diversas sugestões do tipo “nada melhor que uma caminhada”, rs rs rs, a famigerada caminhadinha que não serve de nada. Obviamente que uma caminhada eventual seria melhor do que passar o dia todo deitado, mas está bem longe do ideal; pode-se encontrar alguns poucos resultados em idosos sedentários.
Durante muitos anos ouvimos também que a natação seria a melhor e mais completa atividade física. E quem não ouviu, pelo menos uma vez, algum elogio em relação ao físico dos nadadores? Concordo que a natação é uma excelente atividade física, porém, sem querer deixar ninguém tristinho, ainda não é a melhor!
Em primeiríssimo lugar, bem distante dos demais concorrentes, e baseado na unanimidade de evidências científicas incontestáveis, está a musculação. Essa, sim, é a melhor modalidade esportiva para quem visa uma melhora das condições físicas, inclusive como atividade complementar para quem já pratica outra modalidade. É claro que ninguém aqui está dizendo que se deve ficar com 50 cm de braço ou coisa do tipo, até porque a magnitude da hipertrofia muscular é um fator genético, portanto, individual. Os exercícios de musculação podem ser executados por qualquer pessoa, seja qual for a finalidade. Basta adaptar o sistema de treino adequando-o a cada caso. A musculação é a melhor modalidade esportiva simplesmente porque: aumenta a massa magra, elevando a taxa metabólica e consequentemente o gasto calórico; aumenta a resistência e a força como nenhuma outra; promove uma melhora das funções aeróbias e anaeróbias, cardíacas e pulmonares; gera respostas metabólico-hormonais inigualáveis, promovendo um incremento na produção de testosterona, GH, DHEA, entre outros; fortalece os ossos; retarda o envelhecimento das células… e isso é só o começo! Preciso dizer mais? De quebra, seu corpo vai ficar com uma estética muito melhor, com músculos torneados e tonificados.
Um fato que nos chama a atenção e que nas últimas décadas tem sido alvo de inúmeras pesquisas por parte da comunidade cientifica, é que todos os resultados expostos acima são bastante evidentes quando essa modalidade maravilhosa é aplicada em indivíduos da terceira idade e idosos, tanto que hoje é tida como a mais indicada para esse grupo em especial. O conceito de que o idoso só pode fazer caminhadinhas é coisa do passado. Atualmente, a ideia é “nada como puxar um ferrinho”! Aliás, eu diria até que houve uma certa demora para que se percebesse isso. Não é incomum vermos, hoje, indivíduos com mais de 50 ou 60 anos praticando musculação, inclusive para fins competitivos. Infelizmente, por incrível que pareça, ainda existem alguns profissionais que relutam em aceitar os fatos. Contestar e questionar uma ideia é humano, mas não aceitar fatos e teses comprovadas e corroboradas inúmeras vezes, é pura ignorância!
O estilo de vida que a musculação lhe oferece o levará facilmente além dos 80/90 anos com saúde e uma boa qualidade de vida. Resumindo, viva mais e melhor, acrescente à sua rotina diária uma dose de “halteres”, pelo menos 1 vez por dia, 3 vezes por semana ou conforme orientação de um profissional. Esse é um medicamento que se consegue facilmente e nem precisa de receita!
——
Sergio Sheman
Bioquímico com especialização em bioquímica do exercício, do treinamento e nutrição esportiva, atua no meio esportivo há mais de 30 anos como preparador físico, atleta, consultor técnico, palestrante, autor de inúmeros artigos em publicações e sites da área, coach de diversos atletas daqui e de fora do Brasil, nas áreas do fisiculturismo e fitness, bem como nas artes marciais.
Consultas online durante a quarentena – WhatsApp: (11) 95285-7144